terça-feira, 10 de outubro de 2017

Introdução sobre os Marsupiais


Marsupiais (Geral)


Figura 1: Marsupiais.

          Os marsupiais são animais que como principal característica possui uma bolsa no seu corpo, por isso o nome “marsupial” vem do latim marsupiu, que significa pequena bolsa, lembrando que essa bolsa se localiza no ventre da fêmea. Essa bolsa em algumas espécies só se desenvolvem durante a faze reprodutiva, em outras nem existe o marsúpio.

Figura 2: Filhotes de gambá no marsúpio.


          Acredita-se que os marsupiais apareceram na América do norte na era Cretáceo Inferior, onde se dispersaram para o resto do mundo, entretanto durante Cenozoico Médio sofreram uma grande extinção. Hoje em dia o único marsupial encontrado na América do norte é uma espécie de gambá (Didelphis sp.), a maioria dos marsupiais hoje vive na América do sul e na Austrália. Os marsupiais nascem e ficam nessa bolsa ligados a uma glândula mamaria e isso ocorre até eles terminarem seu desenvolvimento.

Figura 3: Filhote de Kangaro no interior do marsúpio.

Os marsupiais são mamíferos que pertencem a subclasse Theria, ela é dividida em duas outras classes: Metatheria e Eutheria.
Os Metatérios são os marsupiais e os eutérios eles correspondem aos mamíferos e aos placentários. São animais muito pequenos e o menor deles não chega a pesar 10 gramas.

FISIOLOGIA MAMÍFEROS X MARSUPIAIS
          O sistema nervoso dos mamíferos possui muitas circunvoluções ou dobras, que aumentam a superfície do órgão e o número de células nervosas. Por esta razão, os mamíferos desenvolveram um comportamento complexo, que pode ser percebido em atitudes como as estratégias de caça, o cuidado com os filhotes, a adaptação a qualquer ambiente e os diferentes sistemas de comunicação estabelecidos entre os indivíduos da mesma espécie. 
          Nesse aspecto que os marsupiais se diferem dos outros mamíferos, nos marsupiais o desenvolvimento ocorre em uma bolsa que foi falado acima chamada marsúpio, onde o filhote ainda prematuro se desenvolve ligado a glândulas mamarias, ou seja o que difere os marsupiais dos outros mamíferos são os marsúpios.

REFERÊNCIAS:
Filo Chordata, de Cordados: <cordadosturmag.blogspot.com.br/> 
acessado em 10 de outubro de 2017.

Mamíferos, de Só Biologia: <sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/biomamiferos.php> 
acessado em 10 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário